Resenha: Meu Refúgio - Cinthia Freire

08:54


Olá Leitores, como estão? Espero que bem. 
A resenha de hoje é de Meu Refúgio o novo romance da série segredos da autora Cinthia Freire, que trás o mocinho mais aguardado, aquele que não era para ter um livro, mas o clamor popular foi tão grande que ele ganhou o coração da escritora e também o das leitoras.


Aguardei ansiosamente por Meu refúgio e posso garantir que superou minhas expectativas.

Link da compra: Meu Refúgio
Classificação: 5|5 Favorito

Sinopse: Segredos são como fantasmas, nos assombrando e nos fazendo crer que são reais. Todos temos segredos.

Alan sempre se esforçou para ser um bom filho, o aluno excelente, o funcionário dedicado e o melhor amigo que alguém pode querer. A fachada perfeita para esconder seus segredos, fazendo parecer que tudo estava bem, mesmo que por baixo disso, se esconda um garoto machucado, perdido e silencioso que há tempos deixou de acreditar em promessas.

Monique sempre teve duas certezas em sua vida: seria uma renomada bailarina e seu coração pertenceria a um único garoto, Alan. 
Apaixonada e sonhadora, Monique acreditou que nada poderia separa-la de Alan, mas o destino colocou a jovem bailarina diante de escolhas que a afastaram de tudo o que ela acreditou ser certo, de forma cruel e abrupta. 
Um rapaz julgado por ser diferente, uma garota condenada a pagar por se apaixonar pela pessoa errada. Um segredo capaz de mudar o futuro e de mostrar ao mundo que nada pode destruir um verdadeiro amor.
Uma história sobre como o amor verdadeiro pode ser forte, corajoso e capaz de suportar os caminhos mais obscuros em busca do seu refúgio.


RESENHA
O amor de Alan e Monique é lindo, triste e doloroso na mesma intensidade. Embarcar na leitura de Meu Refúgio e ter a certeza de ser inundado por emoções das mais diversas, eu sorri, me apaixonei e senti raiva,  e também a dor do primeiro amor. Durante os meus cinco dias com Alan, eu respirei cada linha, cada capítulo e parágrafo. Eu vivi os dramas e os temores dos personagens e foi muito difícil dar adeus a essa história.
É intenso e ele se tornou um dos meus romances preferidos do ano e também da série Segredos.


Na primeira fase da história nós conhecemos os personagens adolescentes, descobrindo a delicadeza e sutileza do primeiro amor, o primeiro beijo, o primeiro toque, mas não será somente de paixão que a primeira parte do livro vai se passar, os dilemas começam a ser abordados, assim como os tabus que o livro vai tratar, como homofobia, inclusão, preconceito social e outros. Além de brotar ódio por uma personagem.


Alan é o melhor amigo do mocinho quebrado, Gabriel (Meu Erro- primeiro livro da série) o amigo para todas as horas, fiel, corajoso e sempre disposto a entrar em encrenca por ele. Eles não possuem muitas coisas em comum, são de classes sociais diferentes, mas eles entendem o silêncio um do outro e isso basta. Alan enfrenta dificuldades em casa, o pai sofreu mais de cinco avc´s e por isso não consegue trabalhar, e ele como homem da casa, começa a trabalhar muito cedo, enquanto a mãe trabalha no melhor colégio da cidade onde ele tem uma bolsa de estudos, ele passa as tardes empilhando tijolos, descarregando caminhões e qualquer outra forma de trabalho.


Monique é uma menina loira, com um sorriso metálico e cheiro de caramelo, diferente de Alan, ela é rica. Passa horas treinando para realizar o sonho de ser bailarina, uma bela e delicada bailarina, com seus cabelos sempre no lugar, para todos é apenas uma menina riquinha e perfeita, mas não é nada disso.
Ela possui uma família quebrada, se sente por vezes solitária e seu único refúgio e um menino de olhos calmos e sorriso macio.


“Às vezes, quando sinto que vou sufocar, é para ele que corro e mesmo sabendo que ele vive uma realidade pior que a minha, ele sempre está de braços abertos para mim.”


Eles são opostos, mas se apaixonam e parece que nada no mundo é capaz de destruir esse sentimento.
Já na segunda fase, conseguimos enxergar e sentir as consequências de algumas escolhas, como a vida é implacável e muitas vezes cruel. Mas, o amor ainda vai estar lá, um pouco submerso, com algumas mágoas e tristezas, mas tão encantador quanto no começo.


Meu refúgio é sobre amor em toda e qualquer forma, mas também sobre família, escolhas, amizades sinceras, dor e recomeços, um romance completo e atemporal, todos que lerem vão se identificar com os personagens e seus dilemas, Cinthia conseguiu reunir todos os bons elementos nesse novo romance e ele se tornou o meu preferido.

A narrativa alternada em primeira pessoa, faz com que tudo seja ainda mais real, mais intenso, a narrativa da autora cresce ao longo do enredo, começa  sutil e vai se tornando forte e marcante, no final da primeira fase a autora conseguiu transmitir tudo o que os personagens sentiam de forma muito real.


E por todos esses motivos Meu refúgio se tornou o meu preferido da série, está bem escrito, bem conduzido e  bem amarrado, é impossível ficar imune ao novo romance da diva Cinthia Freire e foi muito difícil expressar em palavras o que esse livro significou para mim, espero ter conseguido.


Quotes -

“O mundo está cheio de ódio e me alegro em saber que você é um pouco de luz em toda essa escuridão.”


“Um dia amei uma garota, prometi a ela que a esperaria, e durante esse último ano foi tudo o que fiz. Eu esperei por ela.”


“Ele é o motivo para que eu fuja de casa na calada da noite e por quem eu danço todos os dias. Ele é a coisa mais preciosa que existe no mundo.”


“Sou dependente dela e vivo uma vida de abstinência”


"Mas não me importo, talvez seja melhor assim, talvez ele deva ser o meu segredo, porque sinto que no dia que ele sorrir de volta algo vai mudar."





Até mais!

You Might Also Like

1 comentários

  1. LUANAAAAAAAAAAAA
    O QUE FOI ESSE LIVRO?
    Não estava preparada, acho que ainda não superei a depressão pós livro que ele me deixou. Sério. Foi o meu favorito.
    Eu sempre amei o Alan, mas não esperava uma história tão bem construída e tanta emoção.
    Beeeeeeeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...