Entrevista - Autor Divino Batista

11:30

Hey Mentes, voltamos com tudo agora nesse mês de fevereiro, vai ter muitas resenhas, entrevista e muito, muito mais! 
Para começar bem o mês, em pleno Carnaval, vamos curtir uma entrevista com o autor Divino Batista autor de Apaixonada por um idiota. 

Conheçam o Divino! Comentem, adoramos saber o que vocês estão achando das entrevistas. Chega de enrolação e vamos a entrevista. 

Duas Mentes Literárias: fale-nos um pouco sobre você.
Divino Batista: Sou goiano, tenho 20 anos, adoro músicas (internacionais, principalmente), sempre sonhei em publicar um livro. Leonino. Também sou ator. Componho letras de músicas, e em breve vocês conhecerão estas nos meus próximos livros. Tenho vontade de engordar e sempre tenho um livro na mão quando não estou escrevendo.


Duas Mentes Literárias: Como você descobriu que queria ser escritor? E qual o seu maior sonho como escritor?
Divino Batista: Descobri que queria contar histórias assim que aprendi a LER. Achava tudo incrível (e ainda acho, não se enganem) os livros de historias que lia ainda na infância. Digamos que eu devo grande parte desse descobrimento ao Maurício de Souza, por ter criado os gibis a Turma da Mônica, e ao grande Monteiro Lobato, por ter conseguido dar vida ao Sítio do Pica Pau Amarelo não só na minha mente, mas de todos os brasileiros.
Meu maior sonho como escritor é fazer com que conheçam o meu trabalho, e minhas obras em geral. Acho que esse é o sonho da maioria dos escritores.


Duas Mentes Literárias: Como surgiu a ideia Apaixonada por um idiota, o que fez você colocar todas as ideias no papel?
Divino Batista: A origem do manuscrito é quase biográfico. Nunca revelei isso a ninguém, então se preparem para a verdade. Tudo começou quando um grande amigo meu, se apaixonou pela minha prima - chamada Amanda (que no livro a batizei como Fernanda, mas todos os personagens a chamam apenas de Nanda). Porém, minha prima não estava muito afim desse namoro. O que eu fiz? Me lancei como ‘’cupido’’ para tentar unir os dois, óbvio (risos). Eu já tinha o título em mente e, na época, eu estava dando vida a um outro projeto (a qual ainda está me aguardando), decidi contar a história desse dois. Porém, quando eu comecei a escreve, os personagens ganharam vida, e um outro roteiro. E foi assim que aconteceu.


Duas Mentes Literárias: Qual foi o primeiro livro que escreveu?
Divino Batista: Meu primeiro livro escrito foi o Crescente (volume 1 da minha série sobre anjos titulada - anteriormente de ‘’Anjos da Noite’’, mas, devido ao filme, mudei para - ‘’Anjos do Sonho’’) é uma longa história, mas resumindo tudo; eu acabei perdendo o arquivo, agora estou reescrevendo a série que terá 4 livros no total. Aguardem!
Mas o primeiro livro, a qual consegui publicar e compartilhar ao mundo, é exatamente o ‘’Apaixonada Por Um IDIOTA!’’. O resultado foi incrível, e eu quis torna-lo uma trilogia para alegrar os leitores e assim permaneceu.


Duas Mentes Literárias: Você tem muitos livros de todos, qual foi o mais trabalhoso durante o processo de criação?
Divino Batista: Na maioria dos meus livro, acontece naturalmente (como foi o caso do ‘’Apaixonada Por Um IDIOTA’’, no início), mas depois de um tempo, o escritor tem que aprender a criá-la se quiser finalizar sua história. Acredito que essa seja a parte mais trabalhosa durante um processo de criação.



Qual a sua principal inspiração na hora de escrever? Você segue algum ritual durante o processo de escrita, musica um lugar especial, tem uma hora melhor para deixar os personagens falarem?
Divino Batista: Bem... respondendo a primeira pergunta: Acho que não existe fonte de inspiração, mas... Eu leio sempre antes de escrever, assisto muitos filmes do gênero em que pretendo escrever, e ouço bastante música antes e durante todo o processo. E meus personagens são 25% ficcional e 75% inspirados em alguém próximo de mim (é inevitável... risos). Acho que é impossível não falar sobre algo que ocorreu, ou que eu tive a honra de prestigiar.
Respondendo a segunda pergunta: Acho que não. Costumo dizer que não sou eu quem cria a história, é ela quem vem me alertar e pedir por sua existência. Costumo escrever de madrugada (clichê, eu sei), mas é o único momento que consigo ser mais racional. Estranho Isso, não? O engraçado é que, quando eu estava finalizando o último capítulo do ''Apaixonada Por Um IDIOTA'', eu estava no quarto, dai, lembro que tinha começado Malhação e eu fui correndo para o sofá assistir, e é claro, com o notebook nas mãos (sim, eu amo Malhação). Não sei como, mas eu escrevia enquanto assistia, e quando dei por mim, tinha finalizado o livro.


Duas Mentes Literárias: Qual sua dica para quem quer escrever e não faz ideia de por onde começar?
Divino Batista: Em primeiro lugar, acredite em você! Não há nada mais confortante do que você mesmo ter um olhar positivo sobre sua escrita-obra. Afinal, se nem você gostar do que está escrevendo, quem mais irá gostar? ...e não se esqueça: LEIA o máximo que você puder. E arrisque-se! Nada nesse mundo é dado de mão beijada, e se é dado é porque tem algo de ruim por trás disso. Então, arrisque-se. Não importa quantos obstáculos você irá encontrar no caminho.


Duas Mentes Literárias: O que você acha de plataformas de auto publicação, como o wattpad, você já usa ou pensa usar a ferramenta?
Divino Batista: O Wattpad eu já conhecia desde a época da criação do ‘’Apaixonada Por Um IDIOTA’’. Ele foi um dos motivos pela qual consegui
finalizar a história quando o bloqueio aconteceu. Graças à ideia de postar um capítulo por vez, eu me enchia de inspiração com os comentários dos meus primeiro leitores por lá. Tenho várias obras disponíveis, e acredito que o Wattpad é uma das grandes oportunidades para os futuros talentos brasileiros. Conheço muitos autores e autoras que cresceram ali, e aconselho a qualquer autor iniciante com certeza. Sem falar dos diversos leitores que leem por lá.


Duas Mentes Literárias: Todo autor tem de vez em quando aquele famoso bloqueio literário. Quando isso acontece o que você faz?
Divino Batista: Um segredo: eu parei de escrever quando cheguei no capítulo 12. Não consegui mais. Pensei que o livro iria acabar ali, e tinha tanta coisa que eu gostaria de falar... Mas o bloquei não me permitiu por um certo período de 3 meses (sim, aguentei isso tudo). Porém, com ajuda de algumas pessoas, e principalmente da Maria Luíza (agradeço infinitamente por ela ter acreditado em mim), e voltei a escrever e dar um ponto final na história. Mas, quando o bloqueio de escrita aconteceu, lembro-me de ter lido os livros da Carina Rissi. Acho que eles me ajudaram um pouco.


Duas Mentes Literárias: Qual o seu autor favorito? Como ele te inspira?
Divino Batista: Sempre tive muitos autores me inspiravam. Atualmente a Paula Pimenta é a minha MUSA, DIVA. E acreditem se quiser, já compararam a minha escrita com a dela, e eu surtei. Mas quando comecei a escrever o ''Apaixonada'' eu quis me descobrir (e ainda não tinha lido nenhum livro da Paula, acreditem se quiser). E foi ai que eu comecei a escrever sem focar em outro autor.


Duas Mentes Literárias: Quais são seus futuros projetos, pode contar um pouco sobre eles?
Divino Batista: Posso sim! Recentemente estarei lançando o ‘’No Último Volume’’ (que anteriormente se chamava ‘’I Love PARAMORE’’), e acho que este me renderá bons leitores. Eu acredito! E, ainda este ano, também, pretendo lançar os dois últimos volume da trilogia, titulado como ‘’Apaixonada Por Um IDIOTA 2 e 3’’. ‘’Não Culpe as Estrelas’’ livro pela qual estou escrevendo com a parceria da MaLu P. (grande amiga minha). Também estarei lançando o meu primeiro livro (estreando o gênero ‘’New Adult’’) titulado como ‘’Encantada’’ que talvez possa vir a se tornar uma trilogia, também, futuramente. Quem sabe.
E, talvez, possa surgir alguns imprevistos e novos livros surgirem por aí, não é mesmo? Estou torcendo por isso (risos)!!!



Obrigado pela entrevista! Em breve tem resenha de Apaixonada por um idiota!, aqui no blog, entre nas redes sociais do autor e acompanhe o trabalho do Divino! 

Até a próxima, Mentes!!! 

You Might Also Like

2 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...